a importância da municipalização da segurança publica
Rede Nacional de Segurança Pública
Programa de Pós-graduação em Segurança Pública e Democracia
GILTON HENRIQUE DA SILVA JÚNIOR
A IMPORTÂNCIA DA MUNICIPALIZAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA
SÃO CRISTÓVÃO
2014
GILTON HENRIQUE DA SIVA JÚNIOR
A IMPORTÂNCIA DA MUNICIPALIZAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA
Projeto de pesquisa apresentado à Rede Nacional de Segurança Pública, Programa de Pós-graduação em Segurança Pública e Democracia da Universidade Federal de Sergipe, para futuro trabalho de conclusão de curso.
Área de concentração : Políticas de segurança públicas ; Municípios ; Guardas Municipais.
Possível Orientador : Professora Doutora Gleise Prado
SÃO CRISTÓVÃO
2014
INTRODUÇÃO
Não é de agora que a Segurança Pública tem protagonizado grande parte dos debates políticos em todas as esferas de governo. Podemos dizer que é quase que unânime em todas as correntes políticas, que nosso sistema tem graves problemas de ineficiência, ineficácia, lentidão, burocracia excessiva e corrupção.
Há muito ouvimos falar, em virtude desta realidade e dos crescentes problemas do Brasil com violência e criminalidade, na proposta de municipalização da Segurança Pública. É importante considerar que o Brasil, com seus mais de cinco mil municípios teria inviabilizado qualquer tentativa neste sentido, pois, na maioria deles, não encontraríamos a mínimas condições de estruturar organismos (Guardas Municipais) que pudessem responder a todas as demandas desta proposta.
Dessa forma, apesar da tácita verdade dos problemas de ordem educacional e socioeconômica existente, devemos compreender que a Segurança Pública tem sim, problemas estruturais e conjunturais que precisam ser enfrentados com urgência, sob o risco de se agravar o cenário recentemente vivido pela sociedade nos últimos meses.
No entanto, o que fazer? Existe alternativa diferente dos discursos feitos por base nos velhos argumentos