A importância da leitura na formação do cidadão
RESUMO O objetivo deste trabalho é mostrar qual a importância da leitura na formação social do individuo, ressaltando que é por meio da leitura que poderemos formar cidadãos mais críticos, fator indispensável para o exercício da cidadania, tornando o individuo capaz de compreender o significado dos inúmeros chamados que se manifestam no debate social e de pronunciar-se com sua própria voz tendo a consciência de todos os seus direitos e sabendo lutar pelos mesmos. Também fará parte deste trabalho, o mundo da leitura, a sua trajetória e como se desenvolveu dentro das grandes sociedades.
PALAVRAS – CHAVE: Leitura; desenvolvimento; aprendizagem; conscientização;
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos expor qual a importância da leitura na formação social de um cidadão enfatizando que é por meio da leitura que podemos formar cidadãos mais críticos, condição que se torna indispensável para o exercício da plena cidadania, tornando o individuo capaz de compreender o significado dos inúmeros chamados que se manifestam no debate social e de pronunciar-se com sua própria voz tendo a consciência de todos os seus direitos e sabendo lutar pelos mesmos.
Quando lemos um texto estabelecemos um diálogo entre tudo o que retemos de conhecimento e aquilo que o texto nos traz de novo, dando significado ao que lemos, utilizando de forma apropriada os recursos argumentativos para sustentarmos nossos pontos de vista. O ato da leitura não é adivinhar e nem decifrar os significados. Ler é sim reformular significados tantas vezes forem necessárias a partir de novas idéias e opiniões, decorrendo a conclusão de que é nos textos e pelos textos que podemos adquirir a competência de trabalhar de forma criativa, um tipo de saber cada vez mais singular, mostrando que é na Literatura que o homem por meio da palavra e de sua capacidade criadora, retira parte de uma realidade e cria o texto por meio do qual