Química
PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES: NaOH e HCl
Preparo dA solução de NaOH 0,1M
Calcule a massa de NaOH necessária, para preparar 100,0mL de uma solução de concentração 0,1M. Pese uma massa equivalente a massa calculada, dissolva, usando água destilada e recentemente fervida e esfriada, transferir para um balão volumétrico de 100 mL e homogeneizar.
Preparo dA solução de HCl 0,1M
1. Procure no rótulo do frasco de ácido clorídrico (HCl) concentrado, sua densidade e sua concentração expressa em peso e calcule a concentração em mols/L molaridade deste ácido concentrado.
2. Com base na concentração do ácido concentrado, calcule o volume necessário do mesmo para preparar, por diluição, 100,0mL de uma solução de HCl 0,1M. prepare a solução adicionando, em um béquer, o ácido concentrado sobre cerca de 100 mL de água destilada (NUNCA Adicionar ÁGUA diretamente SOBRE O ÁCIDO CONCENTRADO). Após a diluição, transfira para um balão volumétrico de 100,0mL e complete o volume com água destilada.
3. Guarde esta solução em um frasco de vidro para ser padronizada na próxima prática.
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES : NaOH e HCl
Padronização da solução de hidróxido de sÓdio
1. Retire com pipeta de transferência, uma alíquota de 20,0mL da solução de biftalato de potássio 0,1M preparada na aula passada, e transfira para um erlenmeyer.
2. Acrescente 2 (duas) gotas de fenolftaleína 1% e adicione lentamente, com o auxílio de uma bureta, a solução de NaOH, preparada na aula anterior, até que se observe uma coloração levemente rósea.
3. Anote o volume gasto de solução de NaOH e calcule sua concentração real, em mols por litro. Rotule corretamente o frasco contendo essa solução.
Padronização da solução de ácido clorídrico (HCl)
1. Meça com pipeta de transferência, 20,0mL da solução de HCl preparada na aula passada. Transfira para um erlenmeyer, acrescente 2 (duas) gotas de solução 0,1% de vermelho de metila (indicador ácido-base) e com