A importância da filosofia do Direito
A Filosofia do Direito trata-se da pesquisa conceitual do Direito e implicações lógicas, por seus princípios e razões mais elevados, e na reflexão crítica das instituições jurídicas. Ela tem como objeto o próprio Direito e procura respostas para perguntas como “o que é o direito?”, além de tentar compreender a natureza e o contexto do pensamento jurídico.
Para Miguel Reale a finalidade da Filosofia do Direito seria problematizar, ou seja, questionar algo tido como seguro e resolvido; isto é, colocar um ponto de interrogação em todas as situações que são consideradas estáveis e aceitáveis. Assim, não haverá uma estabilidade na forma de pensar, sempre haverá o que questionar, trazendo à tona elementos que desafiam o próprio pensamento jurídico.
Para alguns autores a Filosofia do Direito deve estudar o justo e o injusto, sendo este seu objeto. Para outros, isto está fora do alcance dos juristas, cabendo a Ética estuda -los. Existem pensadores que dizem que a tarefa filosófica é estudar os conceitos do Direito. Outros autores atribuem à filosofia do Direito a tarefa de fazer da razão pura a estrutura do próprio Direito. Há quem faça participar de toda especulação filosófica.
A filosofia jurídica é um saber crítico a respeito das construções realizadas pela ciência do Direito; é sua tarefa buscar os fundamentos do direito, seja para cientificar-se de sua natureza ou criticá-la. Cabe a ela saber o porquê das