A Importância da Filosofia para o Direito
CENTRO UNIVERSITÁRIO - CESMAC
FACULDADE DO SERTÃO (PALMEIRA DOS ÍNDIOS)
Trabalho: A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA O DIREITO (Filosofia Geral)
PALMEIRA DOS ÍNDIOS-AL
AGOSTO DE 2012
RITA DE CÁSSIA BASTOS MELO SILVA
Trabalho: A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA O DIREITO
(Filosofia Geral)
Trabalho de Filosofia referente à Importância da Filosofia para o Direito, solicitado pelo professor Roberto Calábria, do 1º período do Curso de Direito do CESMAC- Faculdade do Sertão, Palmeira dos Índios.
CESMAC-FACULDADE DO SERTÃO
PALMEIRA DOS ÍNDIOS
AGOSTO DE 2012
RESUMO
A finalidade desta pesquisa relaciona-se à valoração da Filosofia como parte integrante e fundamental para a expansão e consolidação do Direito, levando-se em consideração a presença marcante dos teóricos, filósofos, que inseriram a Filosofia ao Direito, ao longo da sua história; tendo como finalidade, a explanação da Filosofia e do Direito, como áreas que têm objetos diferenciados e ao mesmo tempo não se separam; áreas que se relacionam entre si e que se complementam. Não há como ter-se uma observância do Direito sem a presença da Filosofia, destinando-se esse trabalho demonstrar que a Filosofia do Direito volta-se para a realidade jurídica e não como uma disciplina jurídica. O objetivo metodológico dessa pesquisa, baseada em referências bibliográficas, é construir uma teoria capaz de demonstrar que a realidade do Direito transparece numa prática de discurso, determinante no processo de comunicação social entre indivíduos e instituições, e que a Filosofia é parte essencial deste contexto.
INTRODUÇÃO Filosofia e Direito relacionam-se a partir do momento que aquela representa a reflexão, o questionamento, baseia-se na razão, e este compreende a ciência que busca pela verdade, atribuindo-se de argumentos e indagações precisos e lógicos que são movidos pela ordem e poder social. A