A Importância da Estratégia
O planejamento e a estratégia são as principais ferramentas de auxilio para as organizações, pois, estas tentam prever as situações inesperadas e problemáticas com antecedência, e suas eventuais soluções, evitando assim a maior quantidade de imprevistos possíveis garantindo assim um bom desenvolvimento e a permanência no mercado.
O processo administrativo deve iniciar-se pelo planejamento, delimitando os objetivos e implantando políticas organizacionais para o seu alcance, num processo sucessivo e ininterrupto, com o monitoramento e avaliação dos mesmos.
O planejamento faz com que os administradores pensem de forma sistêmica no que está acontecendo e no que ainda está para acontecer. Ele força a empresa a definir melhor seus objetivos e políticas, leva a uma melhor coordenação de seus esforços e oferece padrões de desempenho mais claros para o controle.
Tem que se definir o futuro desejado e de se estabelecer os meios pelos quais este futuro será alcançado, é um processo de tomada de decisões, caracterizado por haver a existência de alternativas.
A estratégia tem que ser um processo continuo que envolve todos os níveis da organização, com características distintas entre cada nível da organização.
O planejamento não assegura o sucesso, nem elimina os riscos, mas ajuda a organização a detectar as ameaças, antes que lhe causem prejuízos, pois, a antecipação às mudanças se torna cada vez mais indispensável para as organizações.
Um bom planejamento produz muitos benefícios, ajuda os gerentes a se orientar para o futuro, um programa de planejamento bem concebido aumenta a coordenação da decisão, pois impulsionam os gerentes a coordenar suas decisões, enfatiza os objetivos organizacionais, uma vez que os objetivos são o ponto de partida para o processo de planejamento.
As estratégias organizacionais não são o único fator determinante no sucesso ou fracasso de uma empresa. Mas, a elaboração e aplicação de uma estratégia adequada aos