07025895

1830 palavras 8 páginas
Vidrarias: manuseios e utilidades
Suporte universal: É empregado na sustentação de peças e sistemas. Ele pode segurar, por exemplo, a bureta.

Tripé de ferro: Apoio para efetuar aquecimentos de soluções em vidrarias diversas. É usado junto a manta metálica com amianto. Bico de Bunsen: É a fonte de aquecimento utilizado no laboratório. Não deve ser usadas substâncias inflamáveis.

Argola: Fica preso à haste do suporte universal e sustenta o funil de filtração.

Triângulo: Suporte para cadinhos colocados em contato direto com a chama do bico de Bunsen.

Béquer: Instrumento de uso geral em laboratórios, é empregado para administrar reações entre soluções, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.

Erlenmeyer: Executa as mesmas funções do béquer, só que com uma diferença, seu formato afunilado permite agitação manual sem que haja risco de perda do material agitado. Essa função é fundamental em titulações.

Kitasato: Utilizado junto ao funil de Buchner. Sua saída lateral se conecta a uma trompa à vácuo, para uma filtragem mais veloz, e também para secagem de sólidos precipitados.

Funil de separação: É utilizado para separar líquidos não miscíveis, ou seja, através da decantação. A torneira embutida nele permite que seja separado com facilidade.

Funil de vidro: É usado na transferência entre recipientes e na filtragem de substâncias com o auxílio de um filtro de papel.

Funil de Buchner: Acoplado ao kitasato e munido de papel filtro é usado nas filtrações a vácuo.

Proveta: Utilizado para medir e transferir volumes variáveis de líquidos.

Balão de destilação: É utilizado em destilações simples ou fracionada.

Bureta: Instrumento utilizado em titulações para medidas exatas de líquidos. A bureta é ideal para análises volumétricas porque possui graduação em seu comprimento para facilitar a leitura de volume escoado.

Condensador: Usado na destilação tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos.

Relacionados