A importância da elaboração do pgrss no setor de imagem
Débora Mendes; Ediana Sarame²; Eliziane Leal³; Jorge Brazão4; Karina Borges5; Kelvyn Pires6; Linda Souza7; Luana Soares8; Mayara Batista9; Milene Pantoja10; Sandra Cardoso11.
Faculdades Integradas Ipiranga - Tecnologia em Radiologia
Av. Almirante Barroso,Nº 777, Marco - Fone: (91) 3344-0700.
CEP: 666093-020 - BELÉM-PA
Resumo
A partir da segunda metade do século XX, com os novos padrões de consumo da sociedade industrial, a geração de resíduos oriundos das atividades humanas vem crescendo, em ritmo superior à capacidade de absorção pela natureza. A preocupação com a ecologia e o meio ambiente cresce junto com a população e a industrialização, e para que isso ocorra de forma eficiente, são necessários sistemas que gerenciem esse fluxo reverso, de maneira similar ao que acontece no fluxo direto. O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (cresce junto com a população e a industrialização, e para que isso ocorra de forma PGRSS) se insere nesta problemática e vem assumindo grande importância nos últimos anos.
Palavras chave: Plano de gerenciamento, resíduos de serviços de saúde, setor de imagem.
1. Introdução
O setor de imagem é responsável por serviços na área de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, geralmente através do uso de radiações, como a radiologia convencional e radiologia digital, mamografia, densitometria, tomografia computadorizada, com exceção da ressonância magnética e ultrassonografia. Sendo os profissionais qualificados: Médicos Radiologistas, Tecnólogos em Radiologia e Técnicos em Radiologia.
É necessária a limpeza e desinfecção de ambientes e de equipamentos, no intuito de proteger a saúde humana contra os riscos biológicos, assim como a prevenção e o controle da contaminação por meio da utilização de técnicas adequadas de descarte de fluidos e de resíduos.
Os resíduos de serviços de saúde são parte importante do total de resíduos sólidos urbanos, não