A historia da china
Os chineses observaram q o mundo é feito de coisas muito diferentes e que cada uma tinha o seu oposto, um equilíbrio, uma harmonia. Se em um lugar fazia frio, é porque em outro lugar fazia calor, se existia terra, era por que também existia ar, se o sol reinava de dia, era a lua quem reinava de noite, se havia homens, também existiam mulheres.
As observações que eles faziam sobre o que os rodiavam, serviu como base para que fosse elaborada a famosa tradição da sabedoria chinesa, com a qual construíram uma grande civilização que pendurou por milhares de anos.
A formação do império
Traçando uma linha pelo meio da China, tem o rio amarelo, foi ai que começaram a desenvolver os povos desta grande civilização, a cerca de 5.000 a.c. .
Estes povos cresceram e se desenvolveram, por volta de 1.500 a.c., foram dominados por governantes chamados Shang, como todos eram descendentes da mesma família, receberam o titulo de dinastia, que esta durou mais de 700 anos e foi substituída pela dinastia Zhou, mas em seguida, varias famílias queriam assumir o poder e, ficou todos contra todos, o que ficou conhecido como a era dos reinos combatentes, e durou até o ano de 221 a.c. quando a dinastia Qin conseguiu unificar o pais, e estabeleceu o império que deu nome a China.
O imperador Ch´in Shi Huang era considerado filho do céu e ninguém podia discutir nada com ele, seu poder era considerado mágico, ele não podia brincar, nem cantar e nem rir, devia sempre estar de pé, e seus movimentos eram leves e lentos, ele construiu um sistema de entradas e canais para facilitar o comercio, e então todos começaram a usar o mesmo dinheiro, o mesmo calendário, e a mesma escrita, ele impôs um sistema de leis.
Tinham as pessoas que não gostavam do imperador, e o povo começou a pegar nojo