Cerco da lapa
DADOS GERAIS * -------------------------------------------------
SERVIÇOS
* -------------------------------------------------
DADOS GEOGRÁFICOS * -------------------------------------------------
TRANSPORTES
* -------------------------------------------------
INFRAESTRUTURA
* -------------------------------------------------
EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA * -------------------------------------------------
CULTURA E TURISMO * -------------------------------------------------
CALENDÁRIO DE EVENTOS
CULTURA E TURISMO
HISTÓRIA
PRIMÓRDIOS
Aleixo Garcia comandou a Bandeira Paulista em 1526 que foram as primeiras na região dos Campos Gerais. Mas tarde os bandeirantes Pedro Lobo e Francisco Chagas em 1531 passaram pela região. Mas foi o terceiro visitante da região, Alvar Nuñez Cabeza de Vacca, em 1541, então governador da Província do Rio da Prata, com a intenção de tomar posse para a Coroa de Castela, das terras situadas a Oeste da linha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha, Cabeza de Vacca atravessou a Serra do Mar, o Rio Iguaçu e chagou aos Campos Gerais.
No século XXVIII por conseqüências das atividades de mineração, o povoamento do território paranaense se restringia principalmente ao litoral e a região de Curitiba. Apenas ao norte da Vila de Curitiba existiam algumas fazendas de gado. O surgimento a altos preços pagos em ouro pelo gado expandiu esse comércio. Em função do mercado forte em Minas Gerais, as fazendas do Rio Grande do Sul passaram a suprir o mercado mineiro. Na inexistência de estradas entre o Rio Grande do Sul e Curitiba para a subida das tropas de gado do RGS, foi mandado pelo governador de São Paulo abrir uma estrada que ligasse o Rio Grande do Sul até a região dos Campos Gerais.
Após as expedições bandeirantes que vieram do Norte e do Sul para essa região abrindo estradas, Manoel Rodrigues da Mota refez a estrada. Por seus