A importância da educação física na gestação
Trabalho de Educação Física
Manaus, dia 2 de dezembro de 2012
Escola Estadual Ernesto Penafort
A importância da educação física na gestação
Aluno: Samuelson Brito Nº 40
Série: 2ºano Turma: 1
Manaus, dia 2 de dezembro de 2012
Introdução
Durante a gestação, uma série de transformações físicas e psíquicas ocorrem no corpo feminino. A prática de atividade física deve ser feita de maneira cautelosa nesse momento tão especial em suas vidas. Assim como ela necessita de cuidados especiais com alimentação, deve-se atentar aos cuidados com a saúde. Foi por isso que nossos profissionais de educação física mandaram dicas espertas para aplicar durante a gestação.
A importância da Educação Física na Gestação
A prática de exercícios físicos é importante para qualquer fase da vida. Mas, na gestação ele é extremamente importante para manter o corpo saudável.
Segundo vários estudos, as mulheres que esperam o primeiro filho e têm uma rotina de atividade física regular durante todo o período de gestação, reduzem o risco de o bebê nascer com excesso de peso e, além disso, elas cuidam da forma e mantém o peso ideal para se ganhar na gravidez.
A atividade física tem a função de prevenir o crescimento excessivo do feto quando o mesmo está em desenvolvimento, além de melhorar a capacidade do corpo da mulher manter os níveis de açúcar e o peso sobre controle. Tudo isso faz com que a mulher diminua a oferta de açúcar que vai para o bebê, controlando assim o seu ganho de peso.
Por mais que a prática de atividade física seja estimulado durante toda a gestação, o número de mulheres que praticam algum tipo de exercício físico durante a gestação ainda é pequeno comparado ao número de mulheres que ficam grávidas anualmente.
O tempo mínimo indicado para a prática de exercícios físicos é de 30 minutos por dia ou três vezes