Pendulo
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
FÍSICA II
CUIABÁ – MT
JULHO DE 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
PÊNDULO SIMPLES
Trabalho de Pesquisa submetido ao corpo Docente da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da universidade Federal de Mato Grosso como parte da avaliação para matéria de Física II no curso de Engenharia Elétrica.
CUIABÁ/MT
JULHO DE 2013
Sumário
1- OBJETIVO Analisar o movimento de um pêndulo simples e definir a dependência entre o período de oscilação T e o comprimento do fio L, variando o a massa do objeto e o ângulo. Determinando graficamente o valor da aceleração da gravidade local g.
2- RESUMO
Realizamos o experimento feito em laboratório com pêndulo simples com o objetivo de calcular a aceleração da gravidade a partir da fórmula . Com os resultados foi observado que a massa do pêndulo, a variação do tamanho do fio e do ângulo de inclinação não influenciam no valor da aceleração da gravidade (g), provando assim que ela é sempre constante.
3- INTRODUÇÃO
Um pêndulo simples é um modelo idealizado formado por uma massa desprezível e em sua extremidade um fio inextensível. Modelos como uma bola de destruição e uma criança em um balanço podem demonstrar bem do que se trata. Quando o corpo é puxado de sua posição de equilíbrio e a seguir libertado, ele oscila ao redor da posição de equilíbrio. Diferentemente do sistema massa-mola, no pêndulo físico a trajetória do pêndulo é uma circunferência de raio L igual ao comprimento do fio. Usaremos como coordenada a distância x medida ai longo do arco. Para que a oscilação seja um movimento harmônico simples é necessário que a força restauradora seja proporcional ao deslocamento x ou α (porque, x=L. α).