A importância da defesa pessoal na segurança privada
A defesa pessoal nada mais é do que um conjunto de técnicas derivadas das artes marciais que capacitam o agente de segurança a evitar o uso de armas letais, sendo possível assim, criar mais um "leque de opção" durante um conflito, aplicando assim, o uso diferenciado da força.
Tendo em vista seu objetivo, virifica-se que, em muitas ocasiões dentro do âmbito de segurança privada, a defesa pessoal torna-se a primeira opção a fim de neutralizar um conflito quando já não é possível mais usar da verbalização. Não é incomun o agente de segurança chegar ao local do conflito quando a sitaução já encontra-se irreversível através de métodos que evitem o contato pessoal. Uma vez que haja o ataque pessoal, a utilização de técnicas simples de bloqueio, retenção, dominação e condução podem evitar que o conflito passe a um outro nível que exigiria do agente de segurança, utilizar de ações mais agrassevias ou até letais, uma vez que lhe traga risco de morte ou de terceiros.
Sendo assim, conclui-se que as técnicas de defesa pessoal são de extrema importância na segurança privada, tendo em vista que o objetivo do agente é sempre a contenção do conflito, preservando a sua vida e a de terceiros, incluindo a vida do ofensor.
Portanto, é necessário que o agente de segurança esteja sempre atualizado sobre estas técnicas e suas adequações desde sua capacitação. A "recliclagem" destes métodos e até mesmo a atenção quanto aos termos legais de sua utilização é de suma importância para que o agente esteja cada vez mais capacitado e preparado para as situação corriqueiras do dia-a-dia em sua profissão. A defesa pessoal salva vidas, evita confrotos maiores e, acima de tudo, trás confiança ao agente de segurança dando ao mesmo o poder de utilização de uma arma "invisível" que poderá, muita das vezes, causar o "efeito surpresa" nos agressores da conflito.