a importância da CME para o centro cirúrgico
Os ossos mais frequentemente acometidos são os ossos longos dos membros e na coluna vertebral, mas pode-se encontrar em qualquer parte sistema ósseo. Nas crianças, as infecções ósseas contraídas através da (.....)
A ostiomelite é um processo inflamatório agudo ou crônico do tecido ósseo, produz isso por bactérias piogênicas (isto é produtoras de pus). A bactéria responsável varia de acordo com a idade do paciente e o mecanismo da infecção. Esses agentes causadores (bactérias) chegam ao tecido ósseo de diferentes maneiras: através de infecções originadas em lesões cirúrgicas ou acidentais; através de partes infectadas do corpo que aumentam a sua área afetada atingindo os ossos pelo sangue.
Como é feito o diagnóstico???
O diagnóstico da ostiomelite é feito principalmente através de radiologia (raios-X)
E, eventualmente de tomografia computadorizada, ressonância magnética, nuclear ou outras técnicas de diagnóstico por imagem. Descobrir a causa exata da doença é essencial, pois o tratamento varia de acordo com o agente causador. Para isso utilizam-se amostras de (.........)
Os resultados do exame físico e os sintomas podem sugerir ostiomelite. A zona infectada aparece quase sempre anormal numa cintilo grafia óssea (com isótopos radioativos com o tecnécio) exceto nas crianças; em contrapartida, pode não se manifestar numa radiografia até 3 semanas depois do aparecimento dos primeiros sintomas. A tomografia axial computadorizada (TAC) e a ressonância magnética (RM) também.
Grupo em que a doença é mais acometida:
Recém nascidos (menos de 4 meses ):
Por: staphilococus aureus, enterobacter species e streptococus species dos grupos A e B:
Crianças (de 4 meses a 4 anos ) : Por saphilococus aureus, streptococus species do grupo A, haemophilus