A importância da arte nas nossas vidas
Introdução - Conceito de arte: meio de comunicação e manifestação estética. Apresentação da tese: É inimaginável viver num mundo sem arte, pois seria um lugar vazio, triste e sem graça uma vez que faz parte de nós e necessitamos dela para viver.
(dizer oralmente)
A arte é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da perceção, das emoções e das ideias, dando um significado único e diferente a cada obra. A arte, para isso, recorre a uma grande variedade de meios e materiais, como a arquitetura, a escultura, a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, o teatro e o cinema.
É inimaginável viver num mundo sem arte. Muitos gostos e talentos não seriam partilhados e ficariam disponíveis apenas para nós. Nunca poderíamos partilhar visões do mundo, do tempo e de tantas outras coisas, simples ou complexas com um determinado público. Os artistas seriam considerados loucos/alucinados e possivelmente viveriam num mundo à parte do nosso.
No nosso ponto de vista, um mundo sem arte seria um lugar vazio, triste e sem graça, pois a arte faz parte de nós, precisamos dela para viver. Imaginem-se num mundo sem cores, musica, dança…
(para o plano)
Desenvolvimento – Confirmação e demonstração da tese – argumentação e exemplos:
Argumento 1 - A arte é uma forma de expressão e de comunicação.
Ex: O artista (pintor, escritor, músico, …) manifesta e provoca emoções. (Especificação - obra “Guernica”, de Pablo Picasso)
(dizer oralmente)
Uma famosa versão do conceito de arte como expressão é a teoria de Tolstoi, célebre romancista russo, autor de Guerra e Paz e de Anna Karenina.
Para Tolstoi a arte é a comunicação intencional de sentimentos. Na obra de arte o artista cria algo que exprime o sentimento que ele experimentou. Segundo Tolstoi, a criação de uma obra de arte é um processo constituído pelos seguintes momentos: primeiro, o artista tem uma experiência ou um sentimento