A importancia da arte na vida academica
Para explicar em partes qual é a verdadeira importância da arte na vida acadêmica e formação, é preciso conhecer alguns conceitos referentes á arte e a sua maneira de se comunicar e interagir com o publico.
A arte tem por fim em se concentrar na vida como um todo, os sentimentos que a arte pode causar são vários, dentre eles pode se dizer que em alguns casos mudam até os pensamentos das pessoas.
A arte pode ser expressa de diversas maneiras. É uma linguagem que se colocada em prática, podemos até nos comunicar por ela, por outro lado podemos entender até o que outra pessoa está querendo dizer.
Algumas pessoas têm dificuldades para dizer o que pensa e expressar seus sentimentos e suas vontades, então essas pessoas transmitem a mensagem com a arte.
A arte tem por objetivo mostrar o pensamento do artista, expressar sentimentos, palavras, ações e fazer com que, quem esteja vendo essa arte, sinta algo diferente, se sinta bem ou mal, se identifique com a obra ou artista.
É importante também que a arte esteja mais dentro das escolas e das universidades fazendo com que as pessoas conheçam, mudem a forma de encarar o mundo.
A palavra arte vem do latim que significa habilidade, geralmente a arte é um reflexo da época e cultura vivida e é demonstrada das seguintes maneiras: pinturas, teatro, música, cinema, literatura, dança escultura entre outros.
Entre os movimentos da arte mais conhecidos, pode se destacar a arte grega, arte romana, modernismo, realismo, renascentista, romantismo, surrealismo, entre outras.
Entre muitas, uma das mais comentadas nas escolas e universidades, são as obras de Tarsila do Amaral como o Abaporu, A negra, Antropologia. No Brasil, Abaporu é uns dos quadros mais importantes. Tarsila pintou este quadro para dar de presente para seu marido, na época o escritor Oswaldo de Andrade. Tarsila se inspirou na linguagem indígena e deu o nome de ‘’Abaporu’’ (o homem que come). Essa obra foi a tela