Educação fisíca
A Ginástica Laboral analisa a importância da reeducação postural, alívio do estresse e método de Ginástica laboral no local de trabalho com finalidade de valorizar a prática das atividades física como instrumento de promoção de saúde e prevenção de lesões como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Trata-se de um conjunto de práticas elaboradas a partir da atividade profissional exercida. A técnica procura compensar as estruturas do corpo mais utilizadas durante o trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando e as tonificando.
Empresa: recolhedores de lixo das 06:00h AS 14:00h
Preparatória
Ginástica com duração de 10 a 20 minutos (o tempo utilizado depende da proposta com a empresa) realizada antes do inicio da jornada de trabalho.
Tem como objetivo principal preparar o funcionário para sua tarefa aquecendo os grupos musculares que irão ser solicitados nas suas tarefas e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho. Aumenta a circulação sangüínea a nível muscular melhorando a oxigenação dos músculos. A Ginástica Laboral não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração.
O objetivo da Ginástica Laboral é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que:
Aliviam o estresse, diminuam o sedentarismo; aumentam o ânimo para o trabalho; promovam a saúde e uma maior consciência corporal; aumentam a integração social; melhoram o desempenho profissional; diminuam as tensões acumuladas no trabalho.
Dentre as lesões mais freqüentes podemos citar:
Na coluna cervical: síndrome da tensão cervical e síndrome do desfiladeiro torácico;
No ombro: tenossinovite do bíceps e tendinite do músculo supra-espinhoso;
No cúbito (cotovelo): epicondilites;
No punho: tenossinovite dos flexores do punho e dedos, tenossinovite dos extensores do carpo e dedos, tendinite de Dequervain e síndrome do túnel