arte critividade e recreação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO: CAMPO VERDE - MT
6º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA
GESSIELLE J. DE MEDEIROS RA: 338062
LUÍSA NICOLINI RA: 295948
KEILA DALUZ DE S. PETRUCCI RA: 300558
TALYTA NETO DE SALES RA: 296368
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.
CAMPO VERDE - MT
2013
INTRODUÇÃO: Nos dias de hoje falar em criatividade esta em alta no meio dos docentes, mas será que esta criatividade é de qualquer forma, sem planejamento e estrutura adequada? Estudos apontam que a disciplina de Arte e recreação para muitos se baseiam em um simples desenho livre em uma folha sulfite e apenas soltar uma bola de futebol em uma quadra poliesportiva e deixar os alunos livre. Mas será que este é o proposito real das disciplinas em questão? Este trabalho vem com o intuito de resgatar memórias de uma passado não tão distante das disciplinas de Arte e Recreação e comparar com a atual realidade das mesmas. O que mudou? O que melhorou? E o que piorou? Serão estes os assuntos debatidos neste trabalho. Assuntos estes de fundamental importância para o enriquecimento de nosso saber, pois enquanto acadêmicas buscamos absorver informações e conhecimentos para que quando estivermos dentro da sala de aula não cometamos erros que possam atrapalhar o desenvolvimento e a qualidade do conhecimento de nossos alunos.
ETAPA 1: memórias das acadêmicas com relação as disciplinas de Arte e Recreação:
Acadêmica: Talyta Neto de Sales:
Em minha infância nos anos 90 as aulas de Arte eram denominadas Educação Artística, onde as aulas se baseavam em pinturas de desenhos livres, muitas vezes mimeografado pela própria professora, onde a mesma colocava a disposição dos alunos tinta guache, lápis de cor, canetinhas e giz de cera e os alunos pintavam conforme sua criatividade.
Mais adiante tinha aulas de colagem, bolinhas de papel crepom, pontilhados, a professora ensinava os alunos a aumentar o