A Importância da Agulha Magnética
Rodrigo Silva Pacini
Aluno de Construção Naval, Faculdade de Tecnologia de Jahu rodrigopacini@gmail.com Leandro Macedo Almeida
Aluno de Construção Naval, Faculdade de Tecnologia de Jahu leandromacedoalmeida@hotmail.com Este artigo tem como objetivo explicar como se deu o surgimento da agulha magnética, mais conhecida como bussola e demonstrar sua importância para a navegação.Abordaremos as circunstancias em que a agulha pode apresentar erros, devido a diversos fatores, como campos magnéticos, cargas elétricas, temperatura e até mesmo defeitos nas peças do aparelho.Será explicado o processo de compensação da agulha magnética, no qual as distorções provocados por magnetismo podem ser reduzidas e quem está autorizado a realizar esse tipo de reparo com segurança.
agulha magnética, compensação, desvios da agulha,NORMAN
A Bussola é um dos instrumentos de navegação mais importantesja inventados; seu nome origina-se do italiano gbussolah que significa gcaixa pequenah. A Bussola teve grande importância para o desenvolvimento das civilizações no século XVI, na Era dos Descobrimentos com as grandes navegações, mas sua história começa no século I, na China, quando foi inventada.
A existência de pedras com capacidade de atrair metais foi descoberta por Tales de Mileto, no século VII a. C., segundo o filósofo grego Aristóteles. Mas foi no século I que os chineses inventaram a bússola, utilizando como matéria-prima uma colher que apontava para o Sul. Novecentos anos mais tarde essa colher foi substituída por uma folha de ferro e foi chamada de peixe-que-aponta-o-sul, ganhou esse nome em razão da folha usada ser em forma de peixe. Os chineses magnetizavam a folha aquecendo-a até ficar incandescente e depois mergulhando-a na água. Em seguida colocavam a folha em um recipiente com água parada. A folha em forma de peixe, magnetizada, apontava a cauda para o Norte. Mais tarde, no século XI, trocaram a folha por uma