a importancia dos jogos populares para o desemvolvimento motor
O Jogo inicialmente egocêntrico e espontâneo, torna
-
se cada vez mais socializado.
Todo jogo tem regras.
A criança de 4 a 6 anos de idade, só consegue seguir regras simples.
Muitas vezes ela quebra as regras do jogo, mas não o faz intencionalmente, e sim porque ainda não consegue se lembrar de todas as regras. Neste estágio, a criança não dá muito valor à competição, pois tem uma idéia não muit o definida do que seja ganhar ou perder.
Geralmente ela não joga para vencer ou superar os outros, mas pelo simples prazer da atividade.
A violação das regras gera grandes discussões. Nesta fase surge um forte sentimento de competição. O fato de perder t orna - se quase intolerável para algumas crianças, dando origem a cenas de choro e até mesmo de agressão
,
aproveitando essa disposiçã o natural da criança para jogar pelo simples prazer de jogar. Além disso deve selecionar jogos simples, com poucas regras.
. O educador deve procurar despertar o espírito de cooperação e de trabalho conjunto no sentido de metas comuns
A criança precisa de ajuda para aprender a vencer sem ridicularizar e humilhar os derrotados e para saber perder esportivamente, sem se sentir di minuída ou menosprezada.
Quando o educador manifesta uma atitude de compreensão e aceitação, e quando o clima da sala de aula é de cooperação e respeito mútuo, a criança sente
-
se segura emocionalmente e tende a aceitar mais facilmente o fato de ganhar ou p erder como algo normal, decorrente do próprio jogo.
O papel do educador é fundamental no sentido de preparar a criança para a competição sadia na qual inspira o respeito e a consideração pelo adversário.
O espírito de competição deve ter como tônica o de sejo do jogador de superar a si próprio, empenhando
-
se para aperfeiçoar cada vez mais as habilidades e destrezas. A situação de jogo deve
-
se constituir um estímulo desencadeador do esforç o pessoal tendo em