A importancia dos contos de fadas na educação infantil
Por meio das historias é possível transformar o comportamento da criança frente diversos conflitos tais como: medos, incertezas, inseguranças e etc.
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoção e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
Palavras-chave: Contos de fadas. Histórias. Leitura. Educação infantil.
Introdução
Atualmente neste mundo globalizado, onde a tecnologia é maior que o imaginário, e a criança interessa-se muito mais pelos diferentes jogos eletrônicos ao invés de um bom livro, pensávamos que uma história, os contos de fadas estavam em extinção e destinados ao desaparecimento. Mas os contos têm magia própria e mesmo todos esses efeitos que os jogos de vídeo- game tem não conseguem suplantá-los, tendo os professores uma grande influência sobre este aspecto.
Os contos influenciam até mesmo os adultos, a razão desta influência dizem alguns psicanalistas provém dos efeitos que eles causam, pois permitem um mergulho dentro de nós mesmos, por meio dos arquétipos presentes nas histórias. Seria o mesmo que uma auto- análise, como encarar o nosso ``EU`` secretos com seus medos, receios e traumas.
Os contos ajudam a nos libertar, pois através dos exemplos das personagens, sempre são passados uma lição, uma moral. Com estes contos as crianças literalmente viajam e se encantam com este mundo fantástico de reis, rainhas, princesas, com muitas surpresas e armadilhas.
Desta forma vemos a importância de um contador de histórias, neste caso os professores têm como objetivo resgatar a tradição oral e os ensinamentos existentes nestes contos. É muito importante contarmos histórias para as crianças, porque elas mexem com a inteligência, a sensibilidade e com a imaginação de todos.
Todos nós temos um pouco de contador de história antes de sermos pais, avôs e como tal