Softuares
FEDERAL
DE
EDUCAÇÃO,
CIÊNCIA
TECNOLOGIA DO MARANHÃO
CURSO: LICENCIATURA EM INFORMÁTICA – 4º PERÍODO
DISCIPLINA: INGLÊS INSTRUMENTAL
PROFª. CARLA MARIANA
ALUNO: RAILTON DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
SOFTWARE
TIMBIRAS – MARANHÃO
NOVEMBRO - 2012
E
SOFTWARE
Desde o inicio a gente aprende que, tudo o que se refere às instruções passadas para o computador chamamos de SOFTWARE e que o conjunto de instruções que faz com que o computador funcione chamamos de PROGRAMA, e o computador é uma máquina que executa as operações, um conjunto de operações forma um programa para o computador. Geralmente o software é desenvolvido por programadores que utilizam linguagens de programação para construi-lo.
Os primeiros computadores eram muito caros e existiam poucos.
Antigamente, nos anos 60 e 70, os programadores compartilhavam seus códigos fontes uns com os outros, e assim todos podiam modificar o programa sendo possível partilhar as melhorias, as mudanças.
Quando o computador passou a ser comum viável como produto as coisas começaram a mudar. As empresas, os desenvolvedores e os programadores adotaram a estratégia comercial de não divulgação dos códigos fontes dos softwares. Eles passaram a cobrar pelo software e impedir o compartilhamento e o acesso ao código fonte.
Isso ficou tão comum que os desenvolvedores que queriam seguir trocando o software e deixá-lo livremente utilizável não conseguiram mais fazer isso, porque outros da vertente mais comercial roubavam o código fonte, atribuíam um direito autoral sobre ele e passaram a cobrar pelo uso do mesmo. E hoje nos dias atuais podemos encontrar vários tipos de softwares existentes no mercado, para todos os gostos, pois com o avanço da tecnologia os programadores que são os criadores de softwares já lançaram no mercado muitos programas que tem a principal finalidade facilitar a vida do usuário.