A importância dos contos de fadas na educação infantil
Alda Rodrigues do Prado de Castro 1
Eliane Melo Chaves
Marilene Gonçalves Barbosa da Cunha
Profª
Faculdade Educacional da Lapa – FAEL
Curso de Licenciatura em Pedagogia
RESUMO
O trabalho realizado pretende fazer uma analise a respeito da importância dos contos de fada na alfabetização, aguçando o imaginário das crianças, além de despertar o gosto pela apreciação da leitura desse tipo de texto. Levar-se-á o leitor a fazer uma viagem maravilhosa pelos caminhos do imaginário, considerando e mostrando toda a importância que tal recurso proporciona satisfatoriamente na formação pré-escolar e na fase de aquisição da leitura escrita.
Baseado na pesquisa, as origens do conto de fadas e sua repercussão na literatura infantil, revela todas as situações que ocorrem fora do nosso entendimento presente nos contos, suas principais lições e utilizações.
O estudo permite uma explanação profunda a respeito do que se venha ser um conto de fada e sua importante simbologia. Nas paginas seguintes conta uma analise da obra “Chapeuzinho Vermelho”.
Os contos além de encantar as crianças, são historicamente de grande relevância na alfabetização.
2 - COLOCAÇÃO DE PROBLEMA/OU/ DEFINIÇÃO DE PROBLEMA
Ao contar a historia Chapeuzinho Vermelho, o que o professor poderá fazer para que os alunos sejam capazes de superar as condições de medo e vingança, levando o aluno a perceber que o bem sempre vence o mal, e se tornem leitores felizes?
Ao explorarmos os contos de fada com as crianças, estaremos ajudando-as ao desenvolverem o seu intelecto, a tornarem claras suas emoções; estaremos oferecendo-lhes meios para reconhecerem suas dificuldades e, ao mesmo tempo, deveria ser uma atividade diária, alguns minutos durante a rotina, o ouvir por prazer. Não são necessárias cobranças após o conto, tais como desenhar a parte que mais gostou, fazer fantoches ou dramatizações. O importante