A IMPORTANCIA DO USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA
No contexto escolar atual, é impensável fazer algumas tarefas sem a ajuda de um computador. Pilhas de cadernos, agendas e planilhas de papel foram substituídas por arquivos no computador, que facilitam o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão de histórico dos alunos, etc. Provas são ricamente elaboradas com o uso de softwares, internet e editores de texto. Chega um momento, porém, em que a presença de alguns recursos tecnológicos acaba deixando de ser imprescindível apenas no espaço administrativo, ocupando seu lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitada: a sala de aula.
O uso de laptops, celulares e tablets é cada vez mais frequente dentro das salas de aula por parte dos alunos. As novas tecnologias permitem acesso rápido à informação e a interação online através das redes sociais. Os professores também adotam a tecnologia em favor de uma aula mais dinâmica e interativa. O fato é que o uso dessas tecnologias pode aproximar alunos e professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. O aluno passa de mero receptor, que só observa e nem sempre compreende, para um sujeito mais ativo e participativo.
Portanto, fazer uso das novas tecnologias requer uma ação pensada, planejada, ancorada em princípios que norteiam a prática do educador. É necessário que o professor tenha certeza de que forma o recurso poderá contribuir adequadamente para o desenvolvimento de um conteúdo; se o mesmo irá contribuir para transformar certa “informação em conhecimento”, e ainda, avaliar se há de fato necessidade de se usar tal recurso. Além desses aspectos, ainda há uma outra dimensão: pensar em um currículo em que as áreas do conhecimento estejam integradas. É necessário que a escola tenha um projeto pedagógico que oriente e desafie o jovem a fazer uso seguro e crítico das novas tecnologias, que envolva a utilização de mídias integrando conteúdos e disciplinas. Os