biologia
1. Qual a diferença básica entre as células procariótica e eucariótica?
As células procarióticas são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação.
As células eucarióticas são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células.
2. Cite uma estrutura só encontrada em células vegetais.
Parede celular.
3. Cite uma função comum aos retículos.
Transporte de substâncias.
4. O que diferencia o retículo liso do granular?
Quando em alguns pontos do canal que interliga toda a célula existem ribossomos (pequenos grãos) presos à membrana, o retículo é chamado retículo endoplasmático granular, devido à aparência rugosa que apresenta. E quando na membrana não se encontram ribossomos, o retículo é chamado retículo endoplasmático liso, este tem aparência tubular.
5. Quem são os responsáveis pela produção de proteínas?
Os ribossomos.
6. Como a membrana plasmática colabora para manter constante a composição da célula?
A célula não está totalmente isolada do meio externo; através da membrana, entram e saem substâncias da célula. A membrana plasmática controla as substâncias que entram e saem da célula e essas trocas com o meio podem ou não envolver gasto de energia.
7. Qual a diferença entre o transporte ativo e o passivo?
Transporte ativo: é o transporte em que ocorre consumo de energia; algumas substâncias se locomovem de lugares de menor concentração para lugares de maior concentração, contrariando a tendência da difusão, que seria a de que esse movimento ocorresse do lugar de maior concentração