A importancia do ludico no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais.
Apesar de várias ações existentes no âmbito da educação, no tocante ao uso do lúdico, como projeto educacional, simpósios, seminários e programas de governo, percebe-se que os resultados continuam insatisfatórios. Isso acontece porque o processo educacional, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, passa hoje, por um desencontro de ações, uma crise de métodos e metodologias que tem comprometido a aprendizagem dos alunos. Nota-se, que um dos principais motivos dessa crise é a persistência histórica do ensino conteúdista que com raras exceções, permanecem muito semelhantes às praticadas no século passado.
Nessa forma de ensinar a educação é concebida como mera transmissão e memorização de informações prontas e o aluno era visto como um ser passivo e depositário. O contexto cultural e social de hoje é um contexto informatizado, com uso de internet, jogos eletrônicos e cultura visual. Portanto, as instituições escolares hoje, cada vez mais precisam adaptar-se e adequar-se as novas fontes de informações para poder atender as exigências e necessidades desse novo processo educativo.
Dividida entre métodos e propostas que se reproduzem, ou que, não são utilizadas adequadamente no espaço escolar, os educadores necessitam discutir a educação das crianças em novas bases, para assim, obter o sucesso e as transformações educacionais que a sociedade tanto almeja. Entre as novas propostas, destaca-se a educação através do lúdico. O ensino lúdico-pedagógico ao longo dos anos vem se destacando cada vez mais, por revelar múltiplas potencialidades estimuladoras no desenvolvimento afetivo, cognitivo e sociocultural das crianças.
Visando empreender reflexões sobre natureza do lúdico e sua contribuição no que se refere à aprendizagem e a socialização por parte dos alunos, tornou-se relevante um estudo analítico sobre a importância do uso das atividades lúdicas no ambiente escolar nos anos iniciais do ensino fundamental, com o intuito de que as