A importancia do Empreendedorismo
A Década do Empreendedorismo Socia
Nos dias 21 e 22 de Junho em Paris, a Ashoka, uma organização global que identifica, apoia e celebra empreendedores sociais, vai organizar um grande encontro que irá juntar mais de 1000 empreendedores sociais e apaixonados pelo tema. Por todo o mundo, uma nova geração empenha-se em projectos inovadores que visam a resolução de problemas da sociedade de forma escalável e sustentável. As grandes multinacionais começam a olhar para o empreendedorismo social como forma de inverter a rigidez e dispersão das tradicionais políticas de responsabilidade social, trazendo uma atitude mais inovadora e mobilizadora para as acções que fazem em benefício da sociedade. O mundo académico começa também a entrar nesta área, impulsionado pelo entusiasmo dos alunos por este tema, sucedendo-se o número de cursos, teses e publicações.
Portugal não é indiferente a esta transformação e foi já palco do anúncio de diversas iniciativas neste campo de Norte a Sul do país, incluindo o lançamento de uma bolsa de valores sociais, bem como várias iniciativas de apoio a formação em empreendedorismo social. O Instuto de Empreendedorismo Social vem dinamizando este tema em Portugal desde 2007 e anunciou no dia 15 de Março deste ano o lançamento de programas de formação em parceria com a prestigiada escola de gestão INSEAD.
Esta parece ser a década do empreendedorismo social, depois de um período entre 2005 e 2010 em que o tema passou de relativa obscuridade para o centro das atenções, após o sucesso de iniciativas como o micro-crédito, os hospitais Aravind, o modelo global iniciado com o “Teach for America” e a enciclopédia online Wikipedia, entre muitas outras. Mas qual é o significado e implicações deste afirmar a nível mundial do empreendedorismo social? Até que ponto coloca em causa ou transforma o modelo capitalista vigente na nossa sociedade, que crescentemente tem vindo a ser questionado após