A importancia do balanço
A grande importância do Balanço reside na visão que ele dá as aplicações de recursos feitas pela empresa (Ativos) e quantos desses recursos são devidos a terceiros (Passivos). Isso evidencia o nível de endividamento, a liquidez da empresa, a proporção do capital próprio (Patrimônio Líquido) e outras análises a serem vistas em Análise de Balanços. A visão de dois balanços consecutivos mostra facilmente a movimentação ocorrida no período e como a estrutura patrimonial e financeira se modificou no período.
Ativo circulante: Aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte. Dinheiro em caixa ou bancos, bens, direitos e valores a receber no prazo de um ano.
Ativo não circulante: Serve para registrar todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento. Esse ativo é composto pelos seguintes subgrupos; ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizados e intangíveis.
Passivo circulante:Registra as obrigações ou exigibilidades que deverão ser pagas no decorrer do exercício seguinte; duplicatas a pagar, contas a pagar, títulos a pagar, empréstimos bancários, imposto de renda a pagar, salários a pagar.
Passivos não circulantes:Serve para registrar as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante, quando se vencerem após o exercício seguinte.
Patrimônio líquido: Registra os valor que os proprietários têm aplicado. Contas do patrimônio líquido têm saldos credores, divide-se em: Capital social; Reservas de capital; Reservas de reavaliação, Reservas de lucros; e Lucros/Prejuízos acumulados.