A Importância do Balanço Social no Terceiro Setor
Terezinha de Cássia Alves Paz e Profº. Robernei Aparecido de Lima
Resumo: O objetivo deste trabalho é esclarecer a importância do balanço social nas organizações do terceiro setor, já que sua publicação é obrigatória e essencial para apontar a relação social entre essas organizações empresariais e a sociedade. Apesar de toda a divulgação desse novo instrumento contábil, muitas dessas organizações empresariais ainda não se deram conta da oportunidade que o Balanço Social traz de tornar seus serviços mais transparentes, pois através dos dados quantitativos que esse instrumento é capaz de apontar, torna-se indiscutível o cumprimento da Responsabilidade Social dessas organizações. Contudo, é preciso que sua elaboração seja correta e clara para que tenha tal valor suas informações. Este trabalho foi elaborado utilizando, como base, informações levantadas por meio de pesquisa bibliográfica, análise de material já publicado, livros, revistas de contabilidade e artigos científicos.
Introdução
O Balanço Social tem um papel importante nas empresas do terceiro setor. É um instrumento contábil publicado anualmente, reunindo um conjunto de informações referentes às atividades desenvolvidas pela empresa em promoção humana e social, dirigidas a seus empregados e à comunidade na qual está inserida.
O Balanço Social, desde que bem estruturado, pode evidenciar os princípios e valores da Organização Empresarial e caracterizar através dos dados quantitativos o cumprimento de sua Responsabilidade diante da Sociedade, seja ela interna – com seus funcionários, ou externa – com o meio em que está inserida a Organização.
O objetivo desse trabalho é relatar a importância desse instrumento contábil para as Empresas do Terceiro Setor focando sua correta elaboração para que as Entidades e/ou Organizações Empresarias tenham nesse instrumento a possibilidade de transparecer seus serviços.
Metodologia
Este trabalho foi elaborado