A importancia do balanço patrimonial
Segundo o Programa Livro do Texto de José Carlos Mariom o Balanço Patrimonial é a peça contábil que retrata a posição das contas de uma entidade após todos os lançamentos das operações de um determinado período, todos os provisionamentos, depreciações, devedores, duvidosos etc. Também o ajuste feito depois do encerramento das contas de receitas e despesas terem sido executadas. O Balanço Patrimonial é a mais importante demonstração contábil de reposição de contas num determinado momento.
Conforme a lei 6.404/76(artigos 176 a 182) e NBC-T-3 o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido. No entanto no Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capas de gerar benefícios econômicos futuros.
Já no Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para sua liquidação. Quanto as regras postadas no (PLT) tanto no Ativo quanto no Passivo são divididos em dois grandes grupos (circulante, envolvendo as contas a receber e a pagar no curto prazo e não circulante, incluindo as contas de longo prazo, ou seja , acima de um ano).
O Patrimônio Liquido compreende os recursos próprios da entidade, e o seu valor é diferente entre o valor Passivo e o valor Ativo. Quando o valor do Passivo for maior que o do Ativo o resultado é denominado Passivo a descoberto, portanto a expressão Patrimônio Liquido deve ser substituída por Passivo a descoberto.
Existe também Ativo Circulante e Ativo não Circulante. O Circulante abrange valores realizáveis no exercício social subseqüente, ou seja, que devera ser classificado no Ativo Circulante, contas que forem realizáveis ou exigíveis no prazo de um ano.
No Ativo não circulante, são incluídos todos os bens de permanência duradoura, destinados ao fucionamento normal da sociedade e do