balanço patrimonial
Parte inferior do formulário
CONTABILIDADE INTERMEDIARIA 1 Artigo Balanço Patrimonial
Cleidimar arantes Lopes Prof : Eliene Aparecida de Moraes
RIO VERDE
2013
INTRODUÇÃO
O objetivo desse documento é apresentar conceitos das contas do balanço patrimonial de forma sintética, e a finalidade do balanço patrimonial dentro da empresa, ressaltando suas influencias na tomada de decisão dos administradores.
1. BALANÇO PATRIMONIAL O CONCEITO E SUA IMPORTÂNCIA
Para poder entender mais como a validade das informações prestadas pelo Balanço Patrimonial são de extrema importância para os usuários da contabilidade é preciso saber o seu significado.
O Balanço Patrimonial é uma representação gráfica do patrimônio. E nele constam os valores do Ativo, do Passivo e do Patrimônio Líquido em determinado momento (na data em que o balanço for elaborado, ou “levantado”, como se costuma dizer).
O balanço reflete a Posição Financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano de um período prefixado. É como se tirássemos uma foto da empresa e víssemos de uma só vez todos os bens, valores a receber e valores a pagar em determinada data.
O balanço patrimonial se divide em duas colunas do lado esquerdo se encontra o ativo, e do lado esquerdo se encontra o passivo e patrimônio liquido.
1.1 GRUPOS DE CONTAS DO ATIVO:
Ativo Circulante:
Disponibilidades;
Estoques;
Créditos;
Despesas de Exercício Seguinte.
Não - Circulante Realizável a Longo Prazo:
Investimentos;
Imobilizado;
Intangível;
Diferido.
1.3 GRUPOS DE CONTAS DO PASSIVO;
Passivo Circulante:
Obrigações de Curto Prazo.