a importancia do ato de brincar
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA PEQUENA
No método de aprendizagem é essencial que a criança esteja motivada para que se interesse por uma atividade. A motivação influencia no seu processo de aprendizagem e na construção de ideias e convicções próprias, fazendo parte integrante de sua personalidade.
De acordo com Friedmann, a aprendizagem depende em grande parte da motivação: as necessidades e os interesses da criança são mais importantes que qualquer outra razão para que ela se ligue a uma atividade e da confiança na sua capacidade de construir uma ideia própria sobre as coisas, assim como exprimir seu pensamento com convicção são características que fazem parte da personalidade integral da criança. (FRIEDMANN,1996, p. 42)
Ao longo do período infantil, Piaget observou três sistemas de jogo: o jogo de exercício, o jogo simbólico e o jogo de regras.
O jogo de exercício está muito presente no estágio sensório-motor e refere-se ao movimento corporal sem verbalização, a brincadeira é individual e autocentrada. Isso pode ser observado nos primeiros meses de vida, onde os bebês realizam a atividade lúdica em forma de movimento - mexendo os pés para ver a manta subir, mexer as mãos brincado com os dedos. O bebê realiza este jogo para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, cadência, ou para ver o efeito que a ação irá produzir.
O estágio pré-operatório incorpora o anterior com o surgimento da linguagem, e acrescenta às atividades da criança os símbolos da representação mental. Temos com isso o jogo simbólico, esse não tem limites funcionais, se manifesta sobre a forma de jogo simbólico ou de ficção, imaginação e imitação. É a fase do faz de