O ato de brincar e sua influência na psicomotricidade e sociabilidade.
Sandra Kikumoto
Telma Ap. Allegretti Bonaparte Martins
Profa. Lana Paula Crivelaro
Psicopedagogia 2009
O ato de Brincar e sua influência na psicomotricidade e sociabilidade.
Faculdade Veris Educacional
Campinas 2010
* Marina Bacci
** Sandra Kikumoto
*** Telma Ap. Allegretti Bonaparte Martins
**** Lana Paula Crivelaro
Veris Faculdades
Resumo
Este artigo discute a importância do ato de brincar para o desenvolvimento da criança na primeira infância. O ato de brincar permite que a criança expresse sentimentos, desenvolva a imaginação e a criatividade.Procura destacar a importância do brincar para a saúde física, emocional e intelectual da criança, que brincando desenvolve potencialidades, visto que é um facilitador de aprendizagem, pois está intimamente ligado a relação de aprendizado da criança. O desenvolvimento social é destacado, pois as crianças se constituem os atores de suas próprias experiências sociais, organizando suas ações e interações e criando regras de convivência social. O ato de brincar é de suma importância para a psicomotricidade, pois através do brincar é possível descobrir dificuldades apresentadas pela criança como lateralidade e coordenação motora, bem como estimular esse desenvolvimento.
Palavras- chaves: psicomotricidade; sociabilidade; aprendizagem; brincar
____________________
*
**
*** psicodramatista pelo Instituto Animus, graduada em Serviço Social pela PUC Campinas, assistente social da Fundação FEAC, técnica de referência de entidades de Educação Infantil.
**** mestre em educação pela UNICAMP, especialista em Educação em Saúde pela UNIFESP, graduada em Fonoaudiologia pela PUC Campinas. Coordenadora dos cursos de especialização da área de educação oferecidos pela Veris Faculdades.
Introdução
Não podemos falar sobre o ato de brincar e de sua significativa importância para o desenvolvimento da criança, sem antes mencionarmos historicamente a