A importancia de se construir uma cultura etica
A ética e a cultura estão ligadas com tanta força que é quase impossível discutir uma sem a outra. Na verdade, poderia até dizer que a ética é uma reflexão direta dos valores fundamentais de uma cultura - uma forte crença do que é certo ou errado é, quase por definição, uma crença no que é ético.
No mundo dos negócios, muitas organizações têm um código escrito ou não escrito de ética. Esses códigos são um reflexo claro não só da cultura organizacional que os criou, mas também da cultura nacional e outras culturas que influenciam a organização. Usar esses códigos para outra cultura nem sempre é fácil, especialmente se os valores fundamentais forem muito diferentes.
Valores éticos absolutos (como "roubar é ruim") podem ser semelhantes em todas as culturas, mas a realidade é que quando começamos a explorar diferentes contextos, começamos a encontrar as diferenças, algumas pequenas e alguns mais importantes, na forma como os padrões éticos são interpretados. Enquanto o roubo pode ser indesejável, na maioria dos casos, pode ser aceitável em outros. Pergunte a qualquer criança que já ouviu falar de Robin Hood, o príncipe dos ladrões, se ele era uma pessoa boa e a resposta mais provável delas seria "sim". Claramente, roubando dos ricos para dar aos pobres é apenas um exemplo de onde o roubo pode ser aceitável. Da mesma forma, a espionagem do governo claramente acontece em todo o mundo, e por alguma razão, neste contexto, o roubo de segredos de estado ou de informações vitais é visto como um comportamento razoável para se orgulhar. (Ironicamente, na maioria dos lugares o descobrimento de segredos de estado é o maior dos crimes!)
A LCW se consulta com as organizações em todo o mundo para ajudar a garantir que a mensagem de ética seja entendida e se identifique com os públicos locais, em todo o mundo. tica e Cultura
Danilo Santos de Miranda (organizador)
Como definir a ética num tempo tão marcado pela instabilidade eletrônica de valores e pela