a importancia de jogar lixo no lixo
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA BIOLOGIA
ALUNAS: THAIS ALVES DOS SANTOS JOSIANE DE JESUS SARA SARLO BRUNA GODEIRO TATIANA FERNANDES
INTRODUÇÃO
Muitas pessoas jogam o lixo produzido em qualquer lugar, nas ruas, nos parques, nos lagos. Isso é um grande problema, pois polui o nosso planeta, provocando uma série de eventos ruins para a natureza e para o próprio ser humano.
Um exemplo são as enchentes constantes, que podem ser ocasionadas pela derrubada de matas ciliares, pelo estreitamento de leito de rios, entre vários outros motivos, além também do entupimento de bocas de lobo, devido ao excesso de lixo jogado e locais incorretos pelas pessoas.
Outro exemplo de como o lixo jogado em locais indevidos pode representar um grande problema é a quantidade de animais marinhos e até terrestres que são capturados por pesquisadores ou ambientalistas e que sofreram algum tipo de dano ou até chegou a morrer devido à ingestão de lixo como plástico, ou então ao se enroscar em materiais como argolas de aço.
A relação entre lixo e cidadania tem início nas atitudes mais básicas e o ponto de partida é uma frase clichê, mas, que pelo fato de ser clichê, não deixa de ser importante: “Não jogue lixo no chão”. De um ponto de vista pessoal, jogar lixo no chão é um dos maiores sinais de falta de educação que pode demonstrar um ser humano. Se a pessoa não cuida do lixo em um ambiente público e não se constrange em ser tachado como mal educado arremessando guimbas de cigarro e latas de cerveja das janelas de veículos, jogando papel de bala e cuspindo goma de mascar no chão, será que ela se preocupa em cuidar do lixo em casa? Será que se preocupa com o impacto de suas atitudes no meio ambiente e na sociedade?
Prejuízos para as espécies
Leões marinhos e focas
Leões marinhos com iscas saindo da boca ou com os pescoços fortemente