diversos
Para conscientizar os alunos, o vice-diretor explica que não são feitas ações isoladas e sim, métodos que ajudam a reforçar a ideia de responsabilidade e compromisso com o meio ambiente. “Reforçamos com estudantes do primeiro ano do ensino fundamental ao ensino médio a separar o lixo comum do orgânico. Assim, é uma forma dos estudantes incorporarem ao cotidiano deles, seja na escola, em casa, ou em qualquer outro lugar. E, caso eles venham a jogar lixo no pátio da escola, eles são imediatamente chamados atenção”, ressalta.
“Ano passado, eu resolvi tirar umas fotos de cada parte do colégio que os estudantes costumavam sujar com mais frequência e resolvi fazer uma breve apresentação. Com isso, eu consegui provocar uma conscientização neles e reforçar a importância do cuidado que se deve tomar com o local que frequentamos. Além disso, juntei também a equipe de limpeza para enfatizar o respeito que os estudantes devem ter com esses profissionais que, diariamente, sempre estão trabalhando para manter uma boa aparência da instituição. Foi uma abordagem pedagógica que encontrei para dialogar com eles e que funcionou bastante”, completa.
Para reforçar o compromisso junto aos pais, Barbosa deixa clara que a participação dos responsáveis pelas crianças nos trabalhos escolares faz com que eles acabem se envolvendo com o tema. “Nessa fase, em que a criança ainda está no ensino fundamental, é imprescindível a participação dos pais na realização dos