EVACUAÇÃO DE AREA
PLANO DE ABANDONO DE ÁREA
1.0 – Escopo
O objetivo do plano de abandono de área, é manter os colaboradores da Empresa treinados para agirem prontamente nos casos de emergência, evitando o pânico, que dificulta e agrava uma situação emergencial nos casos de incêndios, contribuindo para a gravidade e aumento das ocorrências de acidentes.
Uma das causas do pânico é o desconhecimento por parte dos funcionários, das rotas de fuga, que possibilita abandonar o local com rapidez e determinação, além do despreparo e conhecimentos básicos de como agir nestes casos.
Na Siac do Brasil S/A o Abandono de Área será coordenado pelos Coordenadores do POE, e executado pelos membros que compõem a brigada de emergência, nos casos de sinistro ou acidentes que implicam em impactos ambientais.
2.0 – Expediente Normal de Trabalho
2.1 – O membro da brigada de emergência sendo acionado por alguém , ou percebendo a emergência, avalia se a situação é controlável ou incontrolável.
2.2 – Acionar imediatamente o sistema de alarme locado próximo aos hidrantes localizados nos postos de trabalho; imediatamente desloca-se para o local de encontro localizado no setor de ferramentaria (fábrica), aguardando a chegada dos demais membros para imediata atuação.
2.3 - Informar a ocorrência ao primeiro membro da brigada de emergência que encontrar, e tomar as providências para controlar a situação.
2.4 – O membro da brigada de emergência que foi informado, aciona os demais membros que deverão dirigir para o local de encontro descrito no item 2.2.
2.5 – Os membros da brigada de emergência deverão após o acionamento, reunirem-se no local previsto no item 2.2 em dois minutos.
2.6 – Caso a Situação Seja Controlável
●isolar a área da emergência e controlar a situação com os recursos disponíveis
●acalmar as pessoas próximas ao local
●informar o Supervisor de Produção sobre