Normas de Segurança de Laboratório
Disciplina: Química Geral
Curso: Engenharia de Civil
Campus: Cabo Frio
Semestre-Letivo/Ano: 2013.2
Período: 02
Professor: Bárbara Rocha
ALUNO/GRUPO: Matrícula:
PRÁTICA No: 01
TÍTULO DA PRÁTICA:
Normas de Segurança de Laboratório.
OBJETIVO(S):
Este relatório tem por objetivo conscientizar da importância das normas de segurança de um laboratório, priorizando a segurança individual e coletiva.
REAGENTES:
Não houve.
EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS:
Não houve.
INTRODUÇÃO:
Toda e qualquer atividade prática a ser desenvolvida dentro de um laboratório apresenta riscos e estão propensas a acidentes. Devemos então utilizar normas de conduta para assegurar a integridade das pessoas, instalações e equipamentos. É importante manusear corretamente as substâncias químicas e equipamentos com os quais se vai trabalhar, a fim de evitar acidentes pessoais ou danos materiais. Portanto é necessário saber os procedimentos gerais recomendados em casos de acidentes.
FUNDAMENTOS:
Quando se trabalha no meio laboratorial deve-se ter conhecimento de algumas normas de segurança, tais como comportamento, a forma de vestuário, equipamentos de proteção individual e coletiva e algumas simbologias. Deve-se sempre conhecer a localização das saídas de emergência; conhecer a localização e o funcionamento de extintores de incêndio, caixas de primeiros socorros, chuveiros e equipamento de proteção e nunca trabalhar sozinho no laboratório. Com relação à vestimenta, aconselha-se estar sempre vestido com o jaleco, que deverá ser de mangas longas e de comprimento abaixo dos joelhos para a proteção das roupas e pele do profissional. Sempre de calças compridas, para proteger as pernas e sapato fechado. Cabelos quando compridos devem estar presos. As luvas de borracha são igualmente importantes, servem para a manipulação de resíduos, lavagem de materiais ou procedimentos de limpeza em geral. E