psicopedagogia imperatividade
Através desta imitação representativa, a criança vai também aprendendo a lidar com regras e normas sociais, que desenvolvem sua capacidade de interação, e assim, aprendendo a lidar com os limites.
Visando apresentar o assunto de forma sintética, inicialmente, comentaremos através de duas cartas aos leitores onde relataremos como o brincar tem papel importante e fundamental em nossas práticas.
Durante toda a nossa vida, vamos construindo e desconstruindo conceitos, pois vamos vivenciando e experimentando novas situações. A partir dessa ideia pretendemos abordar o tema Brincar e Ludicidade como meio que poderá permitir aos nossos alunos uma maneira para aprender a elaborar e resolver situações conflitantes que vivenciam no seu dia a dia. E para isso, usará capacidades como a observação, a imitação e a imaginação. Essas representações que de início podem ser "simples", de acordo com a idade da criança, darão lugar a um faz-de-conta mais elaborado, que além de ajudá-la a compreender situações conflitantes ajuda a entender e assimilar os papéis sociais que fazem parte de nossa cultura (o que é ser pai, mãe, filho, professor, médico, etc.).
Através desta imitação representativa,