A importancia das gorduras boas
Eles são conhecidos como essenciais porque nosso corpo não consegue produzi-los. Então, precisam estar presentes em nossa alimentação por meio de alimentos comuns ou de suplementação.
É muito comum praticantes de atividades físicas e esportistas recorrerem a suplementos de ácidos graxos essenciais para favorecer a saúde e a performance, devido a dificuldade de obtê-los nos alimentos.
O ômega-3 é uma poderosa forma de ácido graxo essencial (EFA): gorduras boas e saudáveis. Como a maioria das pessoas segue uma dieta deficiente em “gorduras boas”, a suplementação com ômega 3 está sendo muito visada por aqueles que procuram manter uma boa saúde e obter ganhos em performance. As substâncias contidas no ômega-3 atuam sobre muitos sistemas importantes no corpo, como o imunológico, cardiovascular, nervoso e reprodutor.
Embora os peixes sejam excelentes fontes de ômega-3 quando criados na natureza, esse teor já fica bem inferior no peixe criado em cativeiro. O fato de várias espécies de peixes marinhos serem ricas em ômega-3 é atribuído ao fato dos peixes se alimentarem de plâncton, sendo esse rico em ômega-3. Dessa forma é muito importante selecionar as suas fontes de ômega-3.
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
O ômega-3 contém alta concentração de ácido linoleico, que é convertida em EPA (ácido eicosapentaenoico). Esses ácidos graxos essenciais são necessários para a produção de hormônios chamados “eicosanoides”. Eles são essenciais para o funcionamento normal do cérebro, e estão também envolvidos na regulação da pressão sanguínea e na resposta imunológica do organismo.
Os ácidos graxos ômega-3 são tipos de gordura bastante distintos dos demais e estão intimamente