A importancia da seleção do lixo domiciliar
Edjane Alves dos Santos Engenharia Ambie Santana dos Santos Engenharia Ambiental Sedrins Dias Licenciatura Matemática
As cidades Sergipanas apresentam notáveis deficiências na seleção do lixo residencial na área urbana.
A situação é grave e se manifesta em toda região sergipana, com destaque para o lixo que é produzido nas residências trazendo transtornos como insetos, mau cheiro e que acarreta problemas de saúde, principalmente para a população mais carente. Se esse lixo fosse selecionado corretamente, poderia facilitar seu reaproveitamento evitando transtornos e gerando renda favorecendo as comunidades.
Tal problema tende a se ampliar, uma vez que aumentam os depósitos clandestinos, a produção do lixo e a degradação ambiental resultante das atividades na área urbana.
A coleta do lixo realizada hoje no estado de Sergipe é um método ultrapassado, ou seja, algo sem valor econômico e social, aumentando ainda mais a complexidade da questão e dificultando a visão de soluções.
Dentro desse contexto, questiona-se: O que podemos fazer para conscientizar a população sergipana sobre a importância de fazer a seleção do lixo urbano dentro de casa? Quais os benefícios que essa população teria com a seleção do lixo urbano?
Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivos: identificar as comunidades que mais sofrem com esses problemas, comparar com cidades (comunidades) que exercem essa metodologia, analisar com a comunidade a importância de sermos agentes multiplicadores, conscientizar a população e mostrar os pontos positivos e negativos que essas ações podem trazer à comunidade.
Justificativa:
A pesquisa foi elaborada no intuito de mostrar a importância da seleção do lixo doméstico, na área urbana, beneficiando e educando direta e indiretamente toda uma sociedade, facilitando assim todo o descarte do lixo produzido no âmbito residencial.
Escolhemos esse tema depois de observarmos os