Algoritimo
É a descrição sequencial dos passos que devem ser executados, de forma lógica, clara com finalidade de facilitar a resolução de um problema.
Existem duas formas de se escrever um algoritmo, através de símbolos, que é chamado de Fluxograma, ou por extenso na língua portuguesa, o que conhecemos como português estruturado ou pseudocódigo.
Pseudolinguagem * A pseudo-linguagem (ou pseudocódigo)é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito depalavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que tem equivalentes nas linguagens de programação. Além disso, a pseudo-linguagemnão requer todo a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se detenha na lógica do algoritmos e não no formalismo da sua representação. Na medida que em se obtém mais familiaridade com os algoritmos, então o pseudocódigo pode ser traduzido para uma linguagem de programação.
Estrutura de um Programa
O andamento de um programa depende do tipo de linguagem utilizada para fazer o programa contudo, mais ou menos todas as linguagens de programação se baseiam no mesmo princípio:
O programa é constituído por uma sequência de instruções que a máquina deve executar. Esta executa as instruções à medida que lê o ficheiro (por conseguinte, de cima para baixo) até encontrar uma instrução (chamada às vezes instrução de ligação) que lhe indica para ir para um lugar preciso do programa. Trata-se de uma espécie de jogo de pista, no qual a máquina deve seguir o fio condutor e executar as instruções que encontra até chega ao fim do programa e este parar. Tipos Primitivos para Representação de Dados e variáveis
Durante o processamento, um programa de computador precisa armazenar e manipular dados. Os dados de um programa são valores, como uma cadeia de caracteres que