a importancia da musica na educação infantil
Lendo e pesquisando nesse livro a autora Teca de Alencar Brito descreve a música como um contexto educativo na qual a música é entendida como um processo contínuo de construção que envolve o perceber, o sentir, experimentar, imitar, criar e o refletir.
A música se faz presente na vida das crianças e trabalhar música na educação infantil é contribuir para a formação dos seres humanos , a musica existe um conjunto de valores .
A origem da música é apontada para uma consciência mágica e mítica, e em seres humanos em seres musicais, quando se fala em musica aparece varias teorias ditas em relação a musica e isso vai acontecendo de acordo com os sons da música que é uma questão inserida a época e a cultura.
Quando se fala de música existe diversos tipos de música , o samba, ou maracatus brasileiros, o blues e o jazz norte americanos, o rap, a sinfonia clássica européia, o canto gregoriano medieval , o canto dos monges budistas , a música concreta, a musica aleatória, a musica da cultura infantil, entre muitos outros tipos de musicas que passam a ser expressões sonoras que age nos seres humanos a possibilidade do perceber , do pensar e do sentir dos indivíduos.
Por isso é um dever dos seres humanos respeitar e preservar todas as tradições musicais.
Cada som tem uma percepção diferente, ou seja cada barulhinho possui um som diferente, ‘’ som é tudo os nossos ouvidos possam perceber através de formas e movimentos vibratórios .
‘’ Somente através da audição seremos capazes de solucionar os problemas da poluição sonora. Clariandiência nas escolas para eliminar a andiometria nas fábricas limpeza nos ouvidos em vez de entorpecimentos de ouvidos. Basicamente podemos ser capazes de projetar a paisagem sonora para melhorara-la esteticamente- o que deve se interessar a todos os professores contemporâneos’’. (M. schafer; 1991.P.13)