a importancia da integração escola familia
Existe outra possibilidade de praticar o acompanhamento da aprendizagem escolar que não seja através dos exames e da concepção tradicional da educação? Parece que sim.
Vivemos a busca da educação emocional, através da formação e do respeito à identidade de cada um, e da sua consequente interação com os outros. Mas para que isso se torne realidade, é preciso que haja uma pedagogia que admita que o se r humano é um ser em movimento e em construção, que ele não vem pronto como se achava há tempos atrás.
Mas sim um ser com potencialidades biológicas, e psicológicas, a serem desenvolvidas e aperfeiçoadas durante sua existência.
Ao se avaliar um ser humano, é necessário que se haja compreensão com base da ação pedagógica. No caso escolar o educador tem papel fundamental no desenvolvimento, e auto-organização do educando, mais não é suficiente apenas o conhecimento conceitual, é preciso também à formação teórica e vivencial. Ao mesmo tempo, e fundamental que o educador tenha uma formação consistente e adequada para atuar nesse âmbito, pois não se pode atuar apenas com base no conhecimento do censo comum.
A formação do educando não consiste apenas aos ditames estabelecidos, mais sim da formação de seus valores no convívio no mundo no qual ele vive.
Nesse contexto não buscamos nossos trabalhos apenas com exames para guiar e submeter nossos educandos, com ameaças, e temores, mas sim com avaliações para diagnosticar uma situação, qualquer que seja ela tentando assim encontrar um caminho mais satisfatório pessoal de cada educando.
O melhor caminho para uma avaliação correta é aceitar o desenvolvimento de cada educando, de forma acolhedora e amorosa, respeitando suas dificuldades, e valorizando suas conquistas sem julgar, lhes proporcionando condições favoráveis ao seu crescimento. Assim, essa postura pedagógica a pratica da avaliação, deixará de ser algo tão difícil e doloroso, e passará a ser uma pratica