A importancia da Filosofia
Antigamente aprender era quase exclusivamente memorizar, a compreensão desempenhava um papel insignificante.
Segundo Jose Carlos Libâneo a escola é uma instituição social com objetivo explicito; o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, valores) para se tornarem cidadãos participativos na sociedade em que vivem. Conteúdos que tenham serventia para a vida desses alunos, ou seja, uma escola em que todos estejam motivados para estar na sala de aula e se envolvam na atividade de classe.
Toda aprendizagem relevante é um processo de dialogo com a realidade natural e social, o qual supõe participação, interação, debate troca de significados e representações e envolve professor e alunos e alunos entre si. Nesse sentido a sala de aula é um lugar de construção e reconstrução e compartilhamento de culturas.
O aprendizado deve partir do interesse das crianças e as salas de aula não devem ser como antigamente silenciosos alunos sem opinião, escola sem vida, sem atrativos para as crianças. A escola deve ser alegre, com alunos participativos, dinâmicos, os professores devem estimular os valores das crianças, prepararem indivíduos críticos, estimular trabalhos em grupos, respeitar a individualidade de cada um.
Por isso é fundamental ter uma boa didática, estabelecer as relações com o saber, os sentidos que atribui com o conhecimento.
Carina Aparecida Gregorio RA: 8516844796
“Ensinar e Aprender”
Para falarmos sobre “Ensinar e Aprender”, se entra também sobre a “Educação e ensino”. Pois para que o aluno realmente “aprenda”, consiga fazer com que aquele determinado assunto, conceito, construído em sala de aula, colocá-lo em pratica, conseguir “mostrar” que ele aprendeu,é preciso entender que o “Ensino” é transmitir o conhecimento e a educação é transmissão de valores necessários ao convívio em