A importancia da família na aprendizagem de uma criança em fase de alfabetização
Atualmente “A Família” é um dos temas mais polêmicos que existem, visto que envolve conceitos relacionados à ética, moral e religião. Com a variedade de organizações familiares coexistentes na atualidade, torna-se complexo definir o que consiste ou não numa “família”; vivemos numa realidade conjuntural, cujas circunstâncias econômicas e sociais nos desafiam a todo o momento a criarmos parâmetros cada vez mais diversificados para se definir as relações humanas. Nesse contexto, pensar em “família” nos padrões específicos da organização composta pelo “pai”, pela “mãe” e pelos “filhos” tem se tornado um grande paradoxo, já que a estabilidade das organizações familiares nos nossos dias tem se encontrado cada vez mais fragilizada.
Hoje uma família não é formada apenas por pai, mãe, e filhos. Existem as famílias que são formadas por irmãos responsáveis por seus irmãos mais novos e também quando é permitida adoção por pessoas solteiras, por tios tias e casos até mesmo de casais homossexuais. Sem contar que muitas vezes a criança é criada por avós maternos ou paternos.
Tal circunstância irá requerer de todos a constituição de novos paradigmas (bem como a quebra de outros) e explicações mais abrangentes que envolvam essa temática. Entretanto essa mudança paradigmática não consiste de forma alguma em algo simples, pois, cortar laços e mudar o que já se encontra instituído, enquanto concepção e verdade exigem esforço, paciência e boa vontade, não só da sociedade como de seus representantes, inclusive dos profissionais da educação, que formam opiniões.
1- O histórico, justificativa e os objetivos da pesquisa
Compartilhando a experiência da docência em escolas públicas, constatamos algo em comum em nossos contextos profissionais: percebemos que existe uma significativa ligação entre a vivência familiar das crianças com o seu rendimento escolar. Isto porque presenciamos no cotidiano o quanto as crianças têm se mostrado afetadas em