Artigo Idianes
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ
Resumo
O presente artigo busca trazer as fases da escrita no processo de alfabetização. Sendo elas, a pré-silábica, fase silábica, silábica alfabética e alfabética. Procurando diferenciar cada uma de forma clara, para que possa ser compreendida e diferenciada cada qual em seu processo. O processo de aquisição da leitura da escrita é considerado como aprendizagem de um código de transcrição, onde as crianças “imaginam” como se escreve, isto é, são as ideias que as crianças constroem sobre o que está escrito. Sabe-se que a tarefa de alfabetizar é da escola, mas a participação da família nesse processo é fundamental, pois os resultados do ensino aprendizagem tende a ser melhor.
Palavras-chaves: Fases da escrita. Alfabetização. Processo linguístico.
1 Introdução
Este artigo tende apresentar as concepções da escrita, desde a fase pré-Silábico até fase alfabética da criança. Pretende especificar de forma objetiva o processo de aquisição da leitura e escrita na fase da alfabetização, com os objetivos de compreender quais as fases que a criança passa para aprender a ler e a escrever. Sabemos que no ponto de vista da alfabetização a criança não é um sujeito passivo, mas um sujeito ativo que vai a busca do saber. E é de suma importância às intervenções e a atenção maior do professor educador com as crianças que apresentam algumas dificuldades de aprendizagem. A participação da família também tende a contribuir no processo de alfabetização da criança. Acompanhar a vida escolar das mesmas, incentivando o gosto pela leitura e escrita e seu gosto por aprender.
2 Referencial Teórico
A tarefa de alfabetizar é um grande desafio para os educadores. E sabe-se que uma boa educação começa nas series iniciais com a alfabetização de qualidade. Porém, é possível constatar em diversas escolas o insucesso desse processo prejudicando assim os alunos que saem de séries