Trabalho...1
TRABALHO PARA AVALIAÇÃO
(1)a. Arriveranno tre persone domani.
(2)a.Ne arriveranno tre domani.
Sendo o verbo “arriveranno” inacusativo e tendo o quantificador “tre” é possível pronominalizar o parte do sintagma nominal (persone) cliticizando o partitivo ne.
(1)b. Telefoneranno tre persone domani.
(2)b. *Ne telefoneranno tre domani.
O resultado de (2)b. é uma sentença agramatical porque verbos inergativos não admitem a cliticização do ne, ainda que haja um elemento quantificacional (tre).
(1)c. Ho letto tre lettere.
(2)c. Ne ho letto tre.
É possível pronominalizar com o clítico ne, parte da sentença 1c, porque há um sintagma nominal objecto directo com um elemento quantificador (tre).
(3)a. È arrivata Maria.
(3)b. Ha telefonato Maria.
Nas sentenças acima não se pode fazer a cliticização do ne porque não há elemento quantificacional.
(3)c. Ha letto tre lettere Maria.
Maria ne ha lettere tre.
Aqui podemos cliticizar parte do sintagma nominal porque há um elemento quantificacional no objecto directo o ne porque tem quantificador e objecto directo.
Generalização
• É possível pronominalizar o sintagma nominal, objecto directo, com o ne partitivo desde que a parte que reste seja um elemento quantificacional.
• Os verbos inacusativos admitem a cliticização do ne.
• Os verbos inergativos não admitem a cliticização do ne.
-----------------------
Ne é o clítico partitivo, com o significado próximo de disso, deles/delas, com propriedades semelhantes ao clítico partitivo en do francês, e frases como:
(Falando de livros) J’en ai lu trois hier.
Procure formular a generalização que capta a distribuição deste clítico em italiano, apresentando a argumentação que considerar