a importancia da familia na incluao social do portador de deficiencia
Marta Santos Oliveira
Profissão:
Psicologia Infantil, Adultos, Casais e Psicopedagogia
E-mail:
marta_caphe@yahoo.com.br
Educação
Alexandro Aparecido Salgado
Última atualização: em 13/12/2013 às 19:13
A importância da família na inclusão social do portador de deficiência.
Em muitos aspectos a vida do portador de deficiência, não é diferente dos demais, possui momentos de alegria e conquistas, em outras palavras, bons e maus momentos como qualquer ser humano se diferencia sim, em uma particularidade, são vitimas ainda do preconceito de discriminação, principalmente no mercado de trabalho.
A pessoa com deficiência física é segundo o decreto federal nº 914/93, aquela pessoa que apresenta em caráter permanente, perdas ou anomalias de sua estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, que geram a incapacidade para o desempenho de atividades, dentro do padrão considerado normal ao ser humano.
A família que reconhece na pessoa portadora de deficiência sua integridade, dignidade e direitos como ser humano qualquer que possui suas limitações passa a lutar para melhorar sua qualidade de vida e assim lutar para ser um individuo capacitado e preparado inclusive para o mercado de trabalho.
A pessoa portadora de deficiência e sua família devem estar cientes de que as bases de educação, da formação acadêmica e da habitação para o trabalho têm suas inicio na infância.
Segundo PARPINELLI (1997 p. 61), cabe a família.
Destacar para a pessoa portadora de deficiência e para o seu circulo de convivência o que ela pode fazer.
Ver a pessoa integra, e digna com qualidades e defeitos como toda pessoa, com características próprias, um individuo que merece respeito como qualquer outra pessoa.
Valorizar as suas realizações, pelo que elas representam para essa pessoa em particular, sem compará-las a outras pessoas deficientes ou não.
Ser capaz de perceber que muitas