a importancia da educaçao a distancia
Educação a Distância ou simplesmente EaD, é a modalidade de aprendizagem em que os educadores e os aprendizes interagem entre sí, sem necessariamente estarem no mesmo lugar. Nessa modalidade o conhecimento chega ao aluno pela utilização didática de Tecnologias, principalmente pela internet, mas existe outros meios menos utilizados atualmente, como o correio, o rádio, a televisão, entre outros, todos eles possuem o mesmo princípio: o professor ensina a distância, separado no tempo e no espaço, do aluno, e eles interagem virtualmente de forma assíncrona ou síncrona.
No Brasil, o atual modelo da EAD foi herdado da Espanha, esse modelo percebe uma crescente necessidade de aperfeiçoamento para ajustar-se as nossas particularidades, motivadas pela grande demanda de alunos não atendidos por entidades do ensino tradicional, o presencial, pelas distâncias continentais e ainda, por motivos econômicos e sociais. A partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e do Decreto n.º 5.622, de 19.12.2005, que regulamentou o Art. 80 daquela Lei, tornou-se obrigatório o credenciamento e renovação para oferta de educação a distância, o que provocou uma grande mobilização de entidades e universidades públicas brasileiras.
É neste contexto que a Educação à Distância surge como um modelo capaz de superar os desafios educacionais do nosso país continente. Conforme afirma Blois (2000), o Brasil se caracteriza por ser um espaço democrático de convivência de ofertas de EaD e favorecer o atendimento aos excluídos, cumprindo o seu papel de escola para muitos, por iniciativa tanto de instituições públicas quanto privadas.
A importância da Educação a Distancia no Brasil vai muito além da preparação de futuros profissionais, a EaD se tornou uma das mais importantes ferramentas de difusão do conhecimento e de democratização da informação, colaborando significava para o desenvolvimento